No dia 28 de junho de 2011 ás 09:00 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí – ACIT, localizado no bairro Jardim Marilucy, ocorreu a celebração do Pacto de Controle do Desmatamento e Regularização Ambiental, realizada pela Prefeitura Municipal de Tucuruí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, onde o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA na pessoa de sua presidente a Sra. Joana de Mesquita, participou como mestre de cerimônia do evento, e assinou também o pacto do programa Município Verde, o qual é de grande importância para o desenvolvimento sustentável da zona rural do nosso Município, onde o mesmo é destinado principalmente aos gestores locais, como prefeitos e secretários municipais, e lideranças do setor produtivo. Entre 2007 e 2008, o governo federal lançou uma série de medidas que foram decisivas no combate ao desmatamento na Amazônia. Entre essas medidas, o decreto 6.321 foi o ponto de partida para as ações que deslancharam na maior operação conjunta para viabilização de um novo modelo de desenvolvimento na região. Este decreto e seus atos administrativos municipalizaram o combate ao desmatamento, restringiram o crédito a produtores irregulares, responsabilizaram toda a cadeia produtiva por desmatamentos ilegais e disponibilizaram à sociedade a lista dos infratores e a dos municípios críticos do desmatamento.
Na ocasião do evento estiveram presentes representantes do poder público e da sociedade civil organizada, tais como o Prefeito Municipal o Sr. Sancler Antônio Wanderley Ferreira, representantes da Secretária Municipal de Meio Ambiente de Tucuruí, IBAMA, EMATER-Tucuruí, SEMA, Sindicato dos Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e demais secretarias e participantes convidados.
Foto 01: Participantes do Evento |
Foto 02: Chegado do prefeito para compor a mesa juntamento com o Secretario Municipal de Meio Ambiente Edilson Braga Júnior. |
Foto 03: Prefeito Sancler Ferreira, falando um pouco sobre a importância do Pacto para o Município. |
Depois da composição da mesa houve a fala das autoridades presentes e em seguida a assinatura do pacto onde os mesmos se comprometeram na colaboração da redução do desmatamento a menos de 40km² ao ano e no mínimo 20% do Cadastramento Ambienta Rural - CAR até 31 de dezembro de 2011 dos imóveis rurais e subseqüentes processos de regularização ambiental dos imóveis rurais existentes no território do município de Tucuruí, de acordo com o Código Florestal Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário